Especialidades regionais
Para além dos dois produtos locais mais conhecidos, Moscatel de Setúbal e Queijo de Azeitão, existem muitas outras iguarias. Estes produtos certamente acompanham um dos muitos vinhos.
Queijos:
O único Queijo de Azeitão ainda é feito à mão a partir de leite de ovelha fresco diário. Na região, irá encontrar regularmente pastores com o seu rebanho. Estão também disponíveis outros tipos de queijo de ovelha, como o fresco e curado, bem como uma manteiga de ovelha.
Doces e pastelaria:
Na área das sobremesas e especialmente da pastelaria, a influência das antigas colónias é notável, certamente que muitas receitas brasileiras podem ser encontradas em pastelaria.
Os pastéis típicos de Palmela são:
Licores:
O popular Moscatel de Setúbal é um vinho fortificado com um teor alcoólico de ±18%, derivado da uva Moscatel. São normalmente feitas duas versões: o regional a partir da uva branca e o Roxo a partir da uva moscatel vermelha.
Um licor com história é o Arrabidine, que teve origem no Convento da Arrábida e é agora produzido pela Lima Fortuna. As ervas da Serra da Arrábida são utilizadas na receita centenária.
Com as muitas laranjeiras da região, Licor de Laranja é um produto surpreendente que é um formidável concorrente do Limoncello, especialmente no verão.